Como forma de driblar os gastos mais altos devido aos frequentes reajustes nos preços da gasolina e do etanol, muitos proprietários de automóveis optam por fazer a conversão do conjunto para “beber” o GNV (Gás Natural Veicular).
Para instalar um kit GNV, o interessado precisa gastar algo em torno de R$ 5 mil a R$ 7 mil.
Esse investimento, porém, pode ser recuperado com facilidade, sobretudo por aqueles que utilizam o carro para trabalho (como taxistas, motorista de aplicativo e frotistas).
Por outro lado, assim como o GNV tem vantagens, ele também apresenta desvantagens. Reunimos abaixo 10 vantagens e desvantagens de um carro movido a GNV. Confira:
Vantagens de se usar GNV
1) Menores gastos e menor consumo de combustível
Esta é a principal vantagem do GNV frente à gasolina, ao etanol e ao diesel.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o gás natural veicular é cerca de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol.
Ou seja, você irá economizar dinheiro e visitar menos o posto de combustível!
2) O GNV é menos poluente
Em comparação com os combustíveis líquidos, o GNV polui menos o meio ambiente. Ele emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em relação a gasolina e 15% em comparação com o etanol.
3) O sistema de injeção fica sempre mais limpo
Por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores, como ocorre em modelos convencionais.
4) O óleo dura mais
O GNV é um combustível mais limpo que os combustíveis líquidos.
Ele não se mistura e não contamina o óleo lubrificante do motor, aumentando a vida útil do líquido. Além disso, há baixa formação de resíduos da combustão, o que também deixa o óleo mais limpo.
Sendo assim, o óleo lubrificante do motor do carro movido a GNV pode ser trocado num intervalo maior, sem que haja problemas com a integridade dos componentes internos do conjunto mecânico.
5) Aumento da vida útil do escapamento
Já que não há acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, o sistema pode durar até 20% a mais do tempo em comparação com o conjunto abastecido com combustível líquido.
Desvantagens de se usar GNV
1) O cabeçote do motor pode trincar
Como o sistema acaba recebendo maior pressão, a possibilidade de pequenas fissuras aparecerem aumenta consideravelmente. O ideal é manter o motor sempre regulado e seguir as recomendações das empresas de conversão.
2) Maior desgaste dos cabos de vela
Com o uso do GNV, os cabos de vela podem se desgastar num período menor que o ideal. A vida útil desses componentes pode cair de 30.000 quilômetros para praticamente a metade.
3) Travamento das válvulas
Como os cilindros trabalham com um combustível seco, a falta de lubrificação pode causar avaria. O ideal é usar gasolina ou o álcool por 5 km todos os dias.
4) Perda de potência do motor
Sim, ao instalar o GNV, você pode perceber que o motor do seu carro ficou ligeiramente mais fraco.
Isso acontece porque o GNV de Geração 5 (um dos mais atuais) apresenta uma perda de potência de cerca de 3% em relação ao motor movido à combustão.
5) Perda de garantia
Se você tem um carro novo e está pensando em instalar o kit GNV, saiba que você certamente perderá a garantia de fábrica cedida pelo fabricante do veículo (de cinco ou até seis anos, dependendo da marca).
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!