O sobrenome é de campeão de Fórmula 1 e, se hoje ele entrasse na categoria, seria certamente um filho ou sobrinho do inesquecível Nigel Mansell, mas esse não é o caso de Scott Mansell.
Apesar do sobrenome famoso, a única coisa em comum com o velho Nigel, além disso, é ser um automobilista inglês e podemos adicionar a isso tudo um carro de Fórmula 1.
Mesmo sem nunca ter competido na categoria que fez seu sobrenome ficar famoso, Scott Mansell quer ficar famoso com um F-1, mesmo que seja literalmente de cabeça para baixo.
Scott Mansell quer ser o primeiro piloto a bordo de um Fórmula 1 a rodar com o mesmo numa pista invertida verticalmente, ou seja, de ponta cabeça.
Como se sabe, a capacidade de downforce de um carro de Fórmula 1 é tão elevada que um bólido monoposto da categoria poderia teoricamente rodar de cabeça para baixo a 250 km/h.
Bom, esse era um cálculo de muitos anos atrás e, de lá para cá, os carros ficaram mais rápidos e colados ao chão, o que significa que poderiam fazer até em menor velocidade, no caso 210 km/h.
Atualmente, um monoposto da F-1 pesa em média 798 kg, mas o efeito solo chega a 4.000 kg de pressão para baixo.
Mas, como andar de cabeça para baixo? A resposta é um túnel longo o suficiente para que o carro alcance a velocidade ideal para andar de cabeça para baixo.
Dessa forma, o carro sairia no plano horizontal e depois usaria as paredes curvadas do túnel para alcançar o teto e assim, estar literalmente de cabeça para baixo.
Mas, colocar um carro de F1, pura e simplesmente para andar de cabeça parta baixo não é nada fácil.
Assim, Mansell encontrou o Empire Wraith, feito por Willem Toet, ex-engenheiro aerodinâmico da Scuderia Ferrari.
Com 311 kg, Toet projetou as superfícies para apenas 622 kg de pressão, sendo isso o suficiente para Mansell andar de cabeça para baixo.
No entanto, o túnel não foi encontrado por conta de iluminação e equipamentos viários, então, Mansell está construindo um túnel para conseguir rodar por 5 segundos numa posição invertida. Conseguirá? Veremos…
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!