Nos carros a combustão, o remapeamento era a única forma eletrônica de alterar os números de um motor a gasolina, diesel ou flex, porém, nos carros elétricos, algumas configurações também podem ser mudadas para se ampliar a performance.
Naturalmente, existem limitações, mas certos comandos digitais podem ser encontrados por quem realmente entende do negócio e assim extrair coisas interessantes. Com a conexão direta dos carros elétricos (na maioria) com seus fabricantes, a atualização de desempenho e eficiência chega via OTA e o cliente fica satisfeito.
No Porsche Taycan Turbo S, por exemplo, recebeu várias atualizações remotas que melhoraram sua performance, conforme constatado pela revista americana Car and Driver, que percebeu mudanças no sedã elétrico.
No quarto de milha, o Taycan Turbo S atualizado fez o tempo em 10,3 segundos contra 10,5 segundos do teste anterior, assim como a velocidade atingida foi de 212 km/h ante 209 km/h.
Até 96 km/h, não houve mudança com 2,4 segundos, mas até 145 km/h, o tempo caiu de 4,9 para 4,7 segundos, enquanto até 193 km/h, o tempo foi reduzido de 8,8 para 8,3 segundos.
Já até a velocidade final de 241 km/h, o Taycan Turbo S simplesmente ficou um segundo mais rápido, com tempo caindo de 15,2 segundos para 14,2 segundos.
O Porsche Taycan Turbo S estranhamente não alterou seu tempo até quase 100 km/h, mesmo usando o modo overboost, que é bem limitado em tempo, sendo apenas 3 segundos liberados para energia total.
Aparentemente, a Porsche observou que os motores elétricos poderiam quebrar ou serem danificados com a potência máxima, lembrando que a entrega de força é imediata e o trem de força precisa suportar cargas gigantescas de torque imediato.
Com a atualização, o Porsche Taycan Turbo S mostra que um carro elétrico pode evoluir sem a necessidade de maiores mudanças, assim como de alterações de visual de meia vida, recebendo também os devidos patches para corrigir falhas na comodidade de casa.
[Fonte: Car and Driver]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!