Se você não gosta de carro francês, então é totalmente o oposto de Denis Louma, que não só gosta, como podemos dizer que tem um apreço quase insano para clássicos da terra da Cidade Luz, com uma coleção que chegou a nada menos que 650 carros.
Bom, não é todo mundo que consegue juntar 650 carros, ainda mais sendo que 500 deles são da Citroën. Pode-se dizer que Louma era um mecânico aficionado pelo duplo chevron e em especial pelo modelo 2CV.
Só do Deux Chevaux, Denis Louma acumulou 120 exemplares e se pensarmos em quantas edições e versões esse carro teve ao longo de décadas de produção, talvez este colecionador ainda tivesse muitos desfalques na lista.
Durante quarenta anos, Denis Louma acumulou vários carros da Citroën e de outras marchas, mas após vinte anos, ele descobriu que só poderia abrigá-los em uma fábrica e conseguiu isso em Forez, no departamento do Loire.
Ali, ele praticamente amontoou mais de seis centenas de carros que agora estão à disposição dos fanáticos por Citroën e outros carros franceses. Louma viu o tempo passar para si e vendeu recentemente a frota para “amigos”, porém, estes ficaram apenas com as “joias”.
Assim, todo o resto está à venda num leilão que irá de 19 a 25 de fevereiro. Num vídeo do canal Motor Mecanic Klassic, no YouTube, é possível ter uma noção de como está a coleção de Louma, com os carros empilhadoras como em prateleiras.
A maioria dos carros está coberta de poeira e ferrugem, mas existem muitas preciosidades inteiras, assim como os importantes e raros motores inteiros, modelos derivados do 2CV, entre eles Meharé e Diane, por exemplo.
Existem também muitos exemplares do revolucionário Citroën DS, que fariam qualquer entusiasta do modelo ir à loucura com esta coleção escondida dentro de uma antiga fábrica.
Até quem gosta de revistas antigas de carros, Louma parece ter superado muita gente com milhares de exemplares. No vídeo abaixo, você vê o quanto de coisas que o mecânico-colecionador guardou em quarenta anos de paixão.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!