Com certeza você já ouviu a expressão “dar tranco no carro”.
Dar tranco no carro é uma técnica utilizada quando a bateria do veículo está descarregada e não há outra forma de dar partida.
Vamos ver como fazer isso:
Como fazer para dar tranco no carro
Nessa situação, empurra-se o veículo e, ao soltar a embreagem rapidamente, o motor é forçado a girar e é possível fazer com que ele volte a funcionar.
Essa técnica pode ser útil em casos de emergência ou quando não se tem acesso imediato a um serviço de auxílio mecânico, além da situação de se estar sem bateria naquele momento.
Preparação para dar o tranco
O carro tem que ter câmbio manual
Se você está pensando em dar tranco em um carro automático, esqueça, este procedimento só funciona com câmbio manual.
Sendo assim, se o carro for manual, vamos ver o que é preciso fazer.
Dando o tranco
Deixar a ignição ligada
A chave do carro tem que ser levemente girada até a posição da ignição ligada, aquela posição em que as luzes do painel ficam acesas.
Empurrar o veículo até uma velocidade suficiente
Peça ajuda a uma pessoa para empurrar o carro e ganhar velocidade. Certifique-se de que ela esteja em uma posição segura e tenha espaço suficiente para fazer isso.
Comunique-se com ela através de sinais, combinando quando começar a empurrar. Se o carro estiver em uma descida, é mais fácil, ninguém precisará o empurrar.
Engatar a segunda marcha e soltar a embreagem rapidamente
No momento certo, após atingir uma velocidade considerável, engate a segunda marcha (não use a primeira) no seu veículo. Agora, solte rapidamente a embreagem enquanto mantém pressionado levemente o acelerador.
Dar partida no motor do veículo empurrado
Ao soltar rapidamente a embreagem, é esperado que ocorra um tranco no carro empurrado, fazendo com que o motor entre em funcionamento.
Durante esse processo, é importante manter os olhos na rua/estrada e agir com cautela.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!