Estacionar um carro não é algo que se aprende de um dia pro outro. Se você tem experiência com automóveis e outros tipos de veículo, isso pode ser uma coisa boba, mas para quem é novo em termos de CNH, não é exatamente assim.
A manobra para estacionamento é um dos pontos cruciais no teste para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação e, todos os anos, reprova centenas ou até milhares de candidatos nesse quesito.
Na grande maioria dos casos, o nervosismo é a principal causa da reprovação no teste da baliza e não necessariamente a falta de experiência em executá-la, visto que foi repetida várias vezes durante o curso de direção.
Veja também: Passo a passo como fazer baliza
Tipos de vagas para estacionamento
O primeiro tipo de vaga, e o mais conhecido, é a vaga paralela, onde os veículos ficam parados nas margens da via, no caso rua ou avenida, por exemplo.
Em estacionamentos de shoppings, hipermercados e outros, a vaga é perpendicular. Nela, o veículo precisa realizar uma manobra em 90 graus para entrar de frente ou de ré.
Como estacionar carros (passo a passo)
Vaga paralela (na rua)
1 – Acione o repetidor de direção para o lado onde visualizar uma vaga disponível entre os carros. Nesse caso, vamos utilizar o lado direito como exemplo. Reduza a velocidade suavemente para evitar uma colisão com quem vem atrás.
2 – Em seguida, pare o carro paralelamente (ao lado) do veículo que está à frente do espaço onde irá colocar seu carro. Mantenha visualmente os para-choques traseiros dos dois automóveis alinhados.
3 – Vire então o volante totalmente para a direita, engate a ré e lentamente deixe o veículo rolar para dentro da vaga. Utilize o retrovisor esquerdo para visualizar o carro posicionado atrás até que o farol do lado direito (perto da guia) do mesmo esteja visível.
4 – Nesse momento, gire o volante totalmente no sentido contrário e continue o movimento lentamente, observando o carro detrás e também o que está na frente.
5 – Quando perceber que o carro está em paralelo com a guia ou que o pneu dianteiro tocou nela, então retorne o volante para a posição normal, contando a metade das voltas que fez quando teve que esterçar totalmente na última manobra. Basta ir um pouco mais pra frente e pronto.
6 – Para sair, basta deslocar o carro lentamente para trás, sinalizar que está saindo com o pisca e esterçar o volante completamente para o lado esquerdo, prestando atenção aos veículos que estão vindo na via e então sair com segurança.
Vaga perpendicular (de shopping ou supermercado) ou inclinada
1 – Nesse caso, você deve sinalizar que tem intenção de colocar o automóvel na vaga encontrada. Em seguida, direcione a frente do carro para o lado oposto à vaga, também sinalizando.
2 – Então, logo após passar por ela, deixe que a traseira fique apontada na direção do espaço. Utilizando-se dos dois espelhos retrovisores, observe as laterais do carro em relação aos veículos que estão parados ao lado da vaga.
3 – Engate a ré e deixe o carro rolar lentamente, sempre corrigindo a direção para que os espaços entre o carro e os outros veículos seja o mesmo. Se não tem câmera de ré, um item que ajuda muito em qualquer manobra, use o espelho esquerdo para ver o limite traseiro do espaço.
4 – Para sair, o procedimento é ainda mais fácil, atentando-se mais aos carros que estão passando e ao veículo no lado direito.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!