A cidade de São Paulo está implantando novos semáforos inteligentes para gerir o tráfego enorme na capital paulista,mas também para conter os “apagões” gerados por furto de cabos de cobre.
Em algumas regiões da capital paulista, aparecem placas com o seguinte aviso: “semáforo em modernização”. Estes estão passando por uma renovação completa e adotando uma tecnologia “inteligente”.
Os novos semáforos serão conectados a uma central de controle da CET e poderão ser gerenciados remotamente.
O objeto é fazer com que os semáforos coordenem o fluxo conforme o tráfego de cada via, para reduzir a incidência de congestionamentos.
Conforme a agência reguladora, a expectativa é de que o novo sistema seja implantado em toda a zona do rodízio municipal, ajudando assim na fiscalização.
Por ora, mais detalhes dos novos semáforos ainda não foram revelados, mas acredita-se que o novo gerenciamento melhorará o tráfego, que pode ainda contar com um controle mais apurado das vias congestionadas e daquelas com trânsito fluindo.
São Paulo é uma cidade com 12 milhões de pessoas e mais de 7 milhões de carros registrados, tornando complexo o gerenciamento de todo o tráfego da metrópole brasileira.
Atualmente, em dias de blecaute, assim como em ações de bandidos, os sinaleiros ficam no amarelo e tornam o trânsito caótico, com alta probabilidade de acidentes.
Por isso, atualizar a rede de semáforos permitirá melhor fluidez do maior trânsito do Brasil, podendo futuramente permitir que os carros acessem a rede de dados de tráfego de São Paulo para melhor ajuste do tempo de viagem.
A tecnologia é a V2I, que conecta o automóvel ao gerenciamento de tráfego das cidades, permitindo que o controle de cruzeiro ou navegador ajustem a velocidade não só conforme o trânsito, mas também em relação aos semáforos.
Nesse caso, o carro poderá até mesmo sugerir velocidade menor para evitar ficar parado ou maior para obter ganho de tempo com sinais que ficarão abertos no trajeto.
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!