A GM deve encerrar em 2016, um acordo de produção que tem com a MWM International. Esta última produz atualmente o motor diesel 2.8 usado na picape Chevrolet S10 e no SUV Trailblazer.
Nos dois casos, o propulsor entrega 200 cv de potência total e 51 kgfm de torque.
A montadora ainda declarou em nota que encerrará o contrato com a empresa MWM no ano que vem, 2016, sendo a produção do diesel 2.8 transferida da cidade de Canoas/RS para uma das plantas da GM no Brasil, que ainda não foi definida.
O acordo originalmente compreendia a produção até 2018 com um investimento de US$ 3 bilhões.
Nos sete anos de contrato, a MWM deveria entregar o equivalente a 280.000 motores para a GM. No entanto, o encerramento do negócio ocorrerá dois anos antes e o motivo não foi comentado pelas duas empresas.
Atualmente a GM tem duas plantas de motores no Brasil. Uma fica em São José dos Campos/SP e a outra em Joinville/SC. Esta última fabrica motores pequenos. Como os modelos S10 e Trailblazer são feitos no Vale do Paraíba, faz mais sentido fabricar o motor por lá também. A unidade tem experiência no processo desde 1959.
O problema no Vale é a briga com o sindicato local, que está fazendo a montadora esvaziar a planta. Se houver um novo acordo, o motor 2.8 diesel pode ser fabricado lá. O projeto do propulsor é da VM Motori, da época em que pertencia à GM.
Recentemente, a empresa vendeu a companhia para a Fiat, porém, o motor atual permanece sendo feito no Brasil (ainda pela MWM) e na Tailândia. Ele recebe por lá o nome Duramax. A fabricante brasileira de motores diesel fornece para a GM desde 1996, sempre modelos próprios, mas com a Nova S10 e Trailblazer, passou a produzir o propulsor da VM.
Vamos ver o que acontecerá até lá.
[Fonte: Automotive Business]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!