A joint venture da Honda com a Sony, que apresentou o sedã Afeela, tem planos para ir muito além, criando uma família de produtos elétricos e mais dois modelos serão fabricados até o final da década.
Nesse caso, a Sony Honda Mobility pretende lançar um carro compacto de entrada, mais acessível para a proposta da Sony, assim como um SUV de porte médio, que aparentemente será o produto que já vimos.
Segundo o jornal Nikkei Asia, a Sony Honda Mobility pretende lançar o SUV em 2027, enquanto o carro acessível chegará em 2028. Trata-se de um período longo, suficiente para desenvolver os dois carros do zero.
Para isso, a Sony Honda Mobility pretende dobrar seu pessoal para 500 funcionários, sendo a maioria de “engenheiros em meio de carreira”. O sedã Afeela não teve seu preço revelado, mas acredita-se que fica em média de US$ 66.000, um “VE de alto valor agregado”.
Com a guerra de preços da Tesla, cortando constantemente os preços dos Model 3 e Y, a Sony vê nos EUA e na China odis mercados onde poderá disputar com a Tesla pela preferência dos clientes com preços igualmente melhores.
Para a Sony, a Afeela deve seguir os passos da Tesla e não se basear num modelo tradicional de negócios, de modo a crescer de forma sustentável e ser lucrativa. Mas, terá gente para comprar?
Segundo levantamento da Global Data, o mercado mundial absorveu 10,8 milhões de veículos elétricos em 2023, representando 12% de todas as vendas de automóveis novos.
A previsão é que este volume suba para 24,54 milhões até 2027, representando assim 25% de todas as vendas de automóveis novos, e depois para 36,37 milhões até 2030, quando serão 36% de todas as vendas de carros novos.
Com tanto espaço para crescer, a Afeela pretende ser uma marca premium com foco na digitalização e integração total com o entretenimento e tecnologia da marca japonesa.
[Fonte: Nikkei]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!