Muitos reclamam que tal modelo está no mercado há trocentos anos e não é aposentado. Aqui, por exemplo, tivemos a primeira Fiat Strada por 22 anos e o Volkswagen Fox por nada menos que 18 anos, mas nem chegam perto do Peugeot 405.
Desde 1987, entra ano e sai ano, o Peugeot 405 continua sua jornada comercial, ainda que bem longe de sua terra natal, onde foi produzido ao longo de uma década e que deixou saudades em muitos europeus.
Até aqui o Peugeot 405 chegou e foi nos anos 90, sendo um sedã que na Europa fez sucesso, mas também em um país bem distante, o Irã, onde ele continua a ser produzido mesmo após 37 anos de lançamento na França.
Ele teve sucessores vendidos aqui também, mas no Irã, o Peugeot 405 se tornou um verdadeiro cavalo-de-batalha com o fabricante local Iran-Khodro, porém, mesmo sob embargo internacional ao país, a empresa manteve a marca francesa.
Num mercado de mais de um milhão de veículos por ano, onde a base dos carros ainda é essencialmente francesa, o Peugeot 405 se tornou um clássico vivo com alguns filhos locais, como Samand, Dena e Soren.
O 405 também uma picape derivada do mesmo, chamada IKCO Arisun 2, com caçamba integrada à cabine simples, lembrando em parte a nossa VW Saveiro, com uma mecânica simples e suspensão traseira por feixe de molas.
Tendo participado três vezes do rali Paris-Dakar, o Peugeot 405 encontrou sua casa na antiga Pérsia, onde o modelo é chamado atualmente de Peugeot Pars e vendido em versões identificadas pelo código do motor da Peugeot.
O Peugeot Pars XU7 tem motor 1.8 de 100 cavalos e 15,5 kgfm, com o TU5 1.6 (pai do EC5M ainda usado pela Peugeot no Brasil) de 105 cavalos e 14,4 kgfm, ambos com câmbio manual de cinco marchas. Tem também uma versão GNV.
Com 4,498 m de comprimento, 1,704 m de largura, 1,410 m de altura e 2,669 m de entre eixos, o Peugeot 405 do Irã é uma viagem no tempo, com poucas mudanças no visual e interior é parcialmente dos anos 80, com sistema de rádio 2din e até ar condicionado automático.
Airbag duplo e freios ABS, assim como volante multifuncional e cluster moderno, o Peugeot 405 Pars parece pronto para seguir adiante, já que não se sabe até quando a IKCO manterá sua produção.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!