Finalmente o tão esperado anúncio de investimento da Toyota saiu e ele se deu com autoridades estaduais e federais em Sorocaba, interior de São Paulo, onde a montadora revelou seu plano de R$ 11 bilhões no país até 2030.
Aos 66 anos no Brasil, a Toyota tem neste investimento o maior de sua história por aqui, com foco em novos modelos equipados com tecnologia híbrida flex, porém, deste montante, R$ 5 bilhões já estão assegurados até 2026.
Rafael Chang, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, comenta: “A Toyota está presente no Brasil há 66 anos, investindo continuamente em tecnologia e inovação para oferecer as melhores soluções e atender às necessidades dos consumidores”.
Chang finaliza: “Um exemplo desse comprometimento foi o pioneirismo no desenvolvimento da tecnologia híbrida flex no país. Estamos muito satisfeitos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”.
Nesta fase, a Toyota fará aqui o Novo Yaris Cross Hybrid, que provavelmente usará o motor 1.5 HSD ou mesmo o 1.8 HSD, ambos flexíveis. A montadora gerará 500 novos postos de trabalho na planta de Sorocaba com este produto.
Já a segunda fase do projeto, entre 2026 e 2030, envolverá a contratação de mais 2.000 empregados, gerando ao final da década, 10 mil empregados indiretos na região. O restante do investimento deve ser gasto nesse período.
A Toyota busca a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia, contribuindo para o adensamento da cadeia produtiva local e expandir a exportação para além dos 22 destinos atuais.
Espera-se que a partir de 2026, a Toyota fabrique no local uma picape monobloco com cabine dupla e propulsão híbrida flex, assim como um segundo SUV, que pode ser um projeto localizado ou mesmo versão do Daihatsu DN Trec.
A Toyota irá transferir a produção do Corolla de Indaiatuba para Sorocaba após a ampliação da planta desta última, com Porto Feliz produzindo motor para o conjunto híbrido flex. Teremos uma fábrica à venda a partir de 2027?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!