Parece que a filial local da Toyota, diante do programa Mobilidade Verde, conseguiu convencer a matriz no Japão a trocar o México pelo Brasil parta um enorme investimento de R$ 11 bilhões, que serão anunciados neste mês de março.
Segundo o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, o mega investimento da Toyota vaio gerar diretamente 2.000 empregos no país, mais precisamente na planta da montadora japonesa em Sorocaba, interior de São Paulo.
A informação fala da produção de um híbrido local, que será o Novo Toyota Yaris Cross, porém, haverá mais um SUV a ser feito na planta paulista, que evidentemente será ampliada.
Sobre esse segundo SUV, nada foi revelado ao jornalista, mas para criar um volume interessante no mercado nacional, a Toyota precisará de um SUV que faça sentido comercialmente.
Atualmente a Toyota faz o Corolla Cross, mas tem no RAV4, seu SUV tradicionalmente importado, fora a SW4, que vem da Argentina e bem mais vendida. Com o Novo Yaris Cross, a marca japonesa terá um portfólio ajustado para sua proposta por aqui.
Caberia algo mais? Bem, observando o cenário atual, com algumas marcas decidindo-se pelo mesmo caminho do Fiat Pulse, inclusive agora até com chances reais do Hyundai Venue vir através da HMB, a Toyota teria no Daihatsu DN Trec uma opção para encerrar o Yaris hatch.
Também como híbrido, seria uma opção de acesso para conter carros elétricos chineses, como o BYD Dolphin Mini, por exemplo. Outro ponto é que o Raize tem em torno de 4,00 m e fica assim longe dos 4,31 m do Yaris Cross emergente.
Por ser um produto de volume, DN Trec (e também o Yaris Cross), demandaria boa ampliação da capacidade em Sorocaba, ainda que as linhas do Yaris hatch e sedã seriam ocupadas por eles também.
Outro ponto para reforçar o DN Trec em versão Toyota é o fato do ex-presidente da montadora na região, Masahiro Inoue, agora é presidente mundial da Daihatsu. Uma picape híbrida com carroceria monobloco também será feita.
[Fonte: Lauro Jardim/O Globo]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!