Quem inventou o carro?

Quem inventou o carro?

A resposta para essa pergunta é complexa, pois ao invés de uma pessoa, existiram algumas personalidades que em seus trabalhos unidos ou em separado, conseguiram colocar nas ruas o veículo que todos nós amamos.

Porém, há sim, o registro da patente do que é considerado o primeiro carro.

Antes da famosa patente de Mannheim, os primórdios do carro começam mais exatamente em 1678 com o padre Ferdinand Verbiest, que teria desenvolvido um veículo terrestre movido a vapor para o imperador da China.

cugnot

Era bem primitivo, sendo feito em madeira, mas com um tacho de ferro, onde o fogo aquecia uma esfera de mesmo material com água, que ao ferver, fazia o vapor sair por um funil e assim mover uma roda, que através de um diferencial, movia duas das quatro rodas.

Quase cem anos depois, o igualmente francês Nicolas-Joseph Cugnot, desenvolveu uma carruagem a vapor.

Esta, cuja réplica existe hoje e é operacional, tinha pendurado na frente uma caldeira com mecanismo para movimentar a única roda dianteira. As outras duas ficavam mais atrás e ajudavam na estabilidade do veículo. Podia mover a 4 km/h e carregar 4 toneladas.

Então, houve um limbo enorme após 1771.

markus wagen

Motor de combustão interna

Por mais de 100 anos, o carro teve seu desenvolvimento estagnado. Com o século 19, o uso do vapor como forma de propulsão já não era assim tão viável para veículos terrestres, exceto as locomotivas.

Foi por causa delas que os projetos de carro atrasaram por meio século no Reino Unido, onde uma lei real dizia que um homem deveria ir à frente do veículo avisando de sua passagem.

Eles preferiram desenvolver um tipo de engenho para substituir o vapor, que era a maneira como as locomotivas e navios de época começaram a adotar.

Siegfried Markus, em Viena, Áustria, desenvolveu o motor de quatro tempos em 1874. Um ano depois, a França recebia o registro do nome “automóvel” para identificar veículos de autopropulsão.

karl benz

Carl Benz, o inventor do carro

Nikolaus August Otto, um conde alemão, patenteou um novo motor de 4 tempos movido por gasolina, álcool ou gás. A partir daí, o desenvolvimento de motores a combustão interna se acentuou na Alemanha.

Nos anos seguintes, Karl Friedrich Michael Vaillant (nome de nascimento) já se chamava Karl Benz e iniciou um trabalho de metal-mecânica em Mannheim, junto com August Ritter.

Inicialmente Benz e Ritter tiveram muita dificuldade no negócio e o sócio do famoso engenheiro alemão não era confiável o bastante para que a empresa seguisse em frente. Então, a ainda noiva e futura Bertha Benz, usou o dinheiro que recebeu de dote para o casamento e comprou a outra parte, tirando o sócio de lado e assumindo uma sociedade com o Karl, que renderia bons frutos no futuro.

bertha benz foto

A partir de 1878, Karl Benz começou a desenvolver motores de combustão interna, assim como se fazia na época em algumas partes da Europa Central. O engenheiro parecia correr contra o tempo pois um projeto de motor de dois tempos movido a gasolina só ficou pronto no último dia de 1878, sendo patenteado logo no começo do ano seguinte.

Em realidade, não era segredo para ninguém que os desenvolvimentos e patentes de motores de combustão interna estavam avançando muito rápido e quem patenteasse mais projetos, poderia garantir um futuro promissor com os direitos de propriedade.

Mas, o gênio de Benz se mostrou superior à média e logo ele estava patenteando diversas tecnologias ainda hoje utilizadas.

benz motorwagen

Das Motorwagen

Mas, apesar de todo o desenvolvimento, patente e projetos, Karl e Bertha Benz estavam bem endividados.

Como seus processos industriais eram de alto custo, logo os bancos de Mannheim começaram a restringir o crédito e ele acabou tendo que se associar com um comerciante de queijos e um fotógrafo para obter crédito na praça.

Porém, a nova empresa Gasmotoren Fabrik Mannheim tinha Benz apenas com 5% das ações e o cargo de diretor. Saiu um ano depois da associação, em 1883.

Na contagem do relógio, o engenheiro estava bem próximo de entrar para a história, mas o que chama atenção é que isso só deu por causa das bicicletas…

Em 1883, Karl Benz formou uma nova empresa, a Benz & Companie Rheinische Gasmotoren-Fabrik, que se dedicava à produção e manutenção de bicicletas. Ali, o engenheiro começou a motorizar bicicletas e então as carruagens “sem cavalos”.

Então, a partir de um triciclo, ele desenvolveu um veículo com rodas de arame, motor de 4 tempos  a ar e um bobina na distribuição.

bertha benz 1

Por ter sido um invento na qual foi projetado desde o início para ser um automóvel e não uma mera adaptação, Karl Benz entrou para a história ao registrar em Mannheim o documento “Benz Patent Motorwagen”, criando assim o primeiro veículo a ser considerado como um carro autopropulsado.

Foi registrado no serviço alemão de propriedade industrial em 29 de janeiro de 1886 sob o código DRP-37435.

Financiado por Bertha Benz, que depois fez a famosa e histórica viagem “secreta” com dois de seus filhos, o Motorwagen de Karl Benz de tornou a primeira de várias patentes que a Alemanha registrou até 1893, num total de 25.

Mas a primazia cabe ao engenheiro, que mais tarde formaria com Gottlieb Daimler um conglomerado automotivo e industrial que chegou a ser a maior empresa da Alemanha.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X