Muitos consumidores deixam de considerar alguns pontos importantes, como uma lista de equipamentos mais recheada e uma motorização mais moderna, para focar em outros alvos, como a desvalorização mais baixa, no momento da compra de um carro 0 km.
A premiação Selo Maior Valor de Revenda, da agência AutoInforme, considerou 126 carros de 20 marcas em 17 categorias, com preços praticados em 2022, e depois o preço do mesmo carro doze meses depois, em 2023.
Confira abaixo uma lista dos 20 carros que menos desvalorizam (ou mais valorizaram) no mercado brasileiro:
Hatch de entrada: Renault Kwid – 11,6%
O Renault Kwid ganhou como modelo que menos desvaloriza entre os hatches de entrada, os carros mais baratos do mercado.
Hatch compacto: Chevrolet Onix – 6,2%
Dentre os hatches compactos, o Chevrolet Onix mostrou ser um bom negócio, ficando com apenas 6,7% de desvalorização nos últimos doze meses.
Hatch premium: Audi A3 Sportback e Mini Cooper – 6,7%
Os modelos mais em conta do segmento de hatches premium aparecem aqui, sem nenhuma surpresa, afinal, são os modelos mais negociados.
Minivans e modelos de 7 lugares: Toyota SW4 – 7,9%
A Toyota SW4 é igual a Hilux, é aquele carro que todo mundo compra sabendo que não vai perder dinheiro, pelo contrário, esses modelos valorizam de um ano para o outro.
Picapes pequenas: Fiat Strada – 10,5%
A Fiat Strada é a escolha certa no segmento de picapes pequenas, pois sua concorrente Saveiro está muito defasada e nem mesmo bate de frente com ela mais.
Picapes compactas: Ford Maverick – 9,5%
A Ford Maverick é o modelo que menos desvalorizou no segmento de picapes compactas, ficando um pouco abaixo dos 10% de desvalorização anual.
Picapes médias: Toyota Hilux – 9,2%
Aqui mais um resultado óbvio, a Hilux é a picape média que todo mundo compra quando não quer perder muito dinheiro depois de alguns anos.
Picapes grandes: RAM Classic – 8,8%
Dentre as poucas picapes grandes vendidas no Brasil, a RAM Classic ficou como a de menor desvalorização. Vamos ver no ano que vem, quando o cálculo também for feito com a F-150 e a Silverado.
Sedans pequenos: Fiat Cronos – 7,6%
O Cronos consegue ser o sedã pequeno com menor desvalorização por ter um preço médio menor do que seus concorrentes, como Onix Plus e HB20S.
Sedans compactos: Honda City – 5,8%
O Honda City ficou com o título de modelo que menos desvaloriza, dentre os sedãs compactos.
Sedans médios: Volkswagen Jetta – 4,3%
Segmento quase que morto no Brasil, com pouquíssimos modelos, aqui o Jetta surpreeende, pois o Corolla está no mesmo segmento.
SUVs de entrada: Fiat Pulse – 8,3%
O Fiat Pulse é o SUV de entrada com menor desvalorização no Brasil. Ele hoje tem preços que começam em cerca de R$ 103.000.
SUVs compactos: Honda HR-V – 2,8%
O Honda HR-V lidera dentre os SUVs compactos, suas vendas tem se mantido boas, apesar do modelo ter um fraco motor 1.5 sem turbo nas versões mais baratas.
SUVs médios: Porsche Macan – 8,6%
Dentre os SUVs médios, quem ganha é o Macan.
SUVs grandes: Porsche Cayenne – 3,5%
E no segmento dos grandes, o destaque fica para o Porsche Cayenne.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!