Como sempre relembramos ao falar sobre os SUVs, opção é o que não falta nesse segmento.
Mas enquanto a maioria fica na categoria dos compactos, um número bem menor de rivais briga entre os médios.
É nesse grupo que o Corolla Cross quer aparecer como a melhor opção, o que significa superar o Jeep Compass.
Será que o modelo japonês tem as armas necessárias para vencer esse e outros duelos?
Confira tudo sobre o Toyota!
Segurança invejável
O grande destaque no Corolla Cross é seu nível de segurança.
Afinal, estamos falando de um carro que vem de série com muitos equipamentos que seus rivais tem apenas nas versões mais caras ou que são oferecidos como opcionais.
A Toyota chama esse pacote de Safety Sense, sendo um grupo de itens de segurança semiautônoma bem interessante. E vale frisar que ele aparece desde a versão de entrada XR, que custa R$ 162.590.
Confira tudo que esse pacote inclui:
- Alerta de colisão frontal (PCS) – se uma colisão for iminente, seja com outros veículos, pedestres ou ciclistas, o sistema alerta o motorista de forma sonora ou visual.
- Frenagem automática de emergência – atuando junto com o alerta de colisão, esse sistema entra em ação se o motorista não responder aos alertas dados anteriormente, parando o veículo por completo (se ele estiver até 60 km/h) ou diminuindo sua velocidade.
- Farol alto automático (AHB) – com a ajuda de uma câmera, o sistema detecta os faróis de outros veículos (no sentido contrário ou dos carros à frente) para alternar entre os faróis alto ou baixo, gerando mais segurança sem atrapalhar outros condutores.
- Piloto automático adaptativo (ACC) – também conhecido como controle de cruzeiro adaptativo, esse piloto automático controla a velocidade do SUV de acordo com o veículo à frente, usando inclusive os freios.
- Sistema de alerta de mudança de faixa (LDA) – em trajetos onde as marcações da pista são visíveis para as câmeras do veículo, ele consegue corrigir qualquer movimento que faça o carro sair da sua faixa sem o uso das setas. Com ativação acima dos 50 km/h, ele ainda usa sinais visuais e sonoros para alertar o motorista.
Além desses itens, o Corolla Cross também vem de série com airbags frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista (7 bolsas), câmera de ré, controle de tração e estabilidade, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas e freios a disco nas quatro rodas.
Subindo para as versões mais caras, o SUV também oferece alerta de ponto cego (a partir da versão XRX), câmera de ré com linhas de distância (XRE), limpador do para-brisa com sensor de chuva (XRE) e sensor de estacionamento dianteiro (XRX).
Vida boa para os ocupantes
Ainda que a Toyota tenha se concentrado nos equipamentos de segurança para diferenciar seu modelo no segmento, o restante de seus itens de série também formam um ótimo pacote em cada versão para agradar seus ocupantes.
Mesmo na configuração de entrada, o Corolla Cross já tem ar-condicionado digital automático com saída traseira, faróis com acendimento automático, central multimídia com tela de 9″ e espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay, painel de instrumentos com tela de 4,2″, entre outros.
Subindo para as outras versões aspiradas, ele ganha A/C dual zone, banco do motorista com regulagens elétricas, chave presencial, computador de bordo com tela de 7″, retrovisor eletrocrômico, faróis em LED e teto solar.
Os ocupantes traseiros tem um bom nível de conforto, especialmente se o passageiro do meio não for um adulto.
A segunda fileira tem sua saída exclusiva do ar-condicionado, porta-objetos nas portas e um túnel central mais baixo, além do recuo na parte traseira dos bancos da frente para acomodar melhor as pernas.
O motor turbo faz falta?
Se a tendência do mercado é o motor turbo, as marcas japonesas continuam tranquilas com sua tradição de oferecer propulsores aspirados. Será que vale a pena ou eles acabam sendo menos eficientes?
Quando citamos os pontos negativos do Corolla Cross, falamos sobre seu desempenho inferior aos rivais Compass 1.3 turbo de 185 cv e Taos 1.4 TSI de 150 cv. Os dois chegam aos 100 km/h em 9,4/9,3 segundos, respectivamente.
Enquanto isso, o SUV da Toyota tem o motor 2.0 de 177 cv do irmão sedã, fazendo o mesmo em 9,8 segundos.
O tempo é pior, mas a diferença não é gritante, e quem já dirigiu um carro da marca com esse conjunto sabe que ele está longe de ser lento.
O câmbio CVT Direct Shift é o grande responsável por melhorar as arrancadas e transmitir essa impressão de agilidade, pois ele conta com uma primeira marcha mecânica.
Com isso, o CVT só entra em ação depois que o carro já embalou.
O primeiro híbrido flex
A gama de motores do Corolla Cross ainda conta com as versões híbridas flex, que estrearam no Corolla e depois chegaram ao SUV. Vale lembrar que a marca foi pioneira nesse tipo de sistema híbrido.
E aqui o grande destaque é a economia de combustível. De forma oficial, o Corolla Cross consegue médias urbanas de 11,8 km/l com etanol e 17,8 km/l com gasolina.
Na estrada, os números caem para 9,7 km/l (E) e 14,7 km/l (G).
Como é de costume em modelos híbridos, os números são bem mais interessantes na cidade, e isso provoca uma sensação de economia ainda maior. Afinal, você já imaginou chegar a quase 18 km/l em trechos urbanos?
Para isso, o modelo conta com o motor 1.8 de 101 cv e 14,5 kgfm aliado aos propulsores elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm, gerando uma potência combinada de 122 cv.
A marca não informa o torque final.
Marca confiável
Quase todas as qualidades do Corolla Cross também podem ser vistas em outros carros, inclusive nos recém-chegados chineses.
Para muitos brasileiros, porém, vai demorar para que outras marcas sejam tão confiáveis quanto a Toyota.
Ainda que isso passe por uma experiência pessoal, o fato é que a montadora japonesa ganhou a fama de vender carros que geram pouquíssima manutenção, sendo excelentes na revenda e aliviando a perda financeira para o primeiro dono.
A parte mecânica realmente tem uma robustez acima da média, o que é constatado não só pelos proprietários, mas também por mecânicos que pouco mexem nesses carros.
Além disso, pesquisas recentes colocaram a Toyota como a marca automotiva de melhor reputação no mercado brasileiro, num levantamento que incluiu empresas de todos os setores.
Conclusão
O Corolla Cross ainda vende menos que o Compass, mas ele já está bem acima do Taos e de outros SUVs médios.
Todas as qualidades citadas acima podem melhorar ainda mais sua posição no mercado.
Além disso, a Toyota já apresentou uma profunda renovação visual para o modelo lá fora, e que em breve chegará por aqui.
Ele terá novo visual, faróis full-LED, novas rodas, painel digital e diversos outros equipamentos.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!