A Toyota iniciou na Argentina a produção da van Hiace, um modelo que há muito tempo era cogitado para ser montado na planta da montadora japonesa em Zárate, perto da província de Buenos Aires.
Oferecida nas versões Commuter e Van L2H2, a Toyota Hiace chega ao país vizinho com possibilidade real de ser vendida no mercado brasileiro, enquanto a produção hermana tem capacidade de produção anual de 4 mil unidades, com objetivo de chegar a 10 mil no médio prazo.
Com investimento de 50 milhões de dólares na planta argentina, cuja área ampliada é de 8.000 m² para a nova linha de produção, a Hiace chega com compartilhamento de peças e componentes com a picape Hilux e o SUV SW4.
A Hiace usa motor e eixo traseiro, fabricados em Zárate e compartilhados com a Hilux, além de autopeças de 13 fornecedores locais. Além das de origem brasileira, fazendo com que a van possua um total de 110 autopeças regionais.
Equipada com o motor diesel 1GD 2.8 de 177 cavalos na versão Van e 163 cavalos na Commuter, a Hiace tem transmissão automática de 6 velocidades em ambas, além de tração traseira com suspensão por eixo rígido e feixe de molas.
A Toyota Hiace ganhou em 2022 uma porta traseira de folha dupla com vidro traseiro e abertura de 90° e 180°, facilitando as operações de carga, descarga e arrumação em pequenos espaços.
O início da produção na Argentina é fundamental para implementar melhorias adequadas ao uso diário nos diferentes ambientes em que é utilizado, algo que a marca fará com o passar do tempo e a operação em regiões da Argentina e países vizinhos.
Considerada uma van grande como Mercedes-Benz Sprinter, por exemplo, a Toyota Hiace tem compartimento de carga com 9,3 metros cúbicos L2H2, enquanto a Commuter foi feita para 13 passageiros, mais o motorista.
Ainda não sabemos quando ela chegará aqui, mas provavelmente no segundo semestre. Preço? Na Argentina custa 40.394.000 pesos (R$ 240,3 mil) na L2H2 e 48.835.000 pesos (R$ 290,6 mil) na Commuter.
Toyota Hiace 2024 – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!