É muito comum receber um veículo para fazer manutenção e o proprietário não saber informar quando foi a última vez que fez a troca do fluido de freio do seu veículo.
Na verdade, a grande maioria faz apenas a troca de óleo e filtro de óleo do motor, deixando os outros itens de lado (falaremos disso em outra matéria).
Qual é o grande problema da falta dessa manutenção preventiva? O que pode comprometer? Qual é a frequência que deve ser realizada? Como deve ser feita essa manutenção?
O que acontece quando não fazemos a troca do fluído de freio
A falta da troca do fluido de freio compromete justamente a frenagem do veículo.
Já passei por uma situação dirigindo um veículo, quando fui frear, parecia que o freio naquele momento falhou, como se não houvesse freio. Isso pode ocorrer quando há ar gerado pelo aquecimento e resfriamento do fluido. Outra situação é o pedal ficar duro.
As peças envolvidas no freio são, obviamente, as pastilhas de freio, em alguns casos as sapatas de freio também (tambor de freio traseiro geralmente), o reservatório do fluido de freio, o cilindro mestre, o hidrovácuo, o pedal de freio, a bomba do ABS…
São os mais comuns atualmente (há o auxílio por meio elétrico também, mas é raro). Outras peças envolvidas nos veículos mais recentes devido à falha na manutenção do fluido de freio são os auxiliares do acionamento da embreagem.
O funcionamento parte de quando você pisa no pedal de freio, o hidrovácuo auxilia na força enviada que aciona o cilindro mestre e este libera a passagem do fluido para ir às rodas (4 rodas, 4 canos), que por sua vez aciona os êmbolos das pinças de freio, ou das sapatas de freio (popularmente chamado de burrinho de freio). Alguns veículos têm a válvula que regula a pressão enviada às rodas traseiras.
Os veículos em que é mais fácil identificar falha no sistema de freio são os veículos com ABS, pois, como o fluido cria umidade, ele compromete as borrachas do sistema envolvido.
É comum quando você pisa no pedal do freio, mesmo com o veículo parado, você sentir o pedal baixando quando pisa progressivamente.
Essa situação acontece bastante quando você está em trânsito engarrafado e vai pisando gradativamente no freio, aí você sente que o pedal de repente baixa.
Como saber se chegou a hora da troca do fluído de freio
A troca do fluido de freio na maioria dos manuais deve ser feita a cada 2 anos ou 20 mil km (40 mil km em outros casos). Há uma ferramenta que você insere pelo reservatório do fluido de freio, e quando entra em contato com o fluido ela mostra a quantidade de água no fluido e diz se está ou não na hora da troca.
Essa troca deve ser realizada por completo, ou seja, deve-se drenar todo o fluido de freio. O ideal é que essa drenagem seja a vácuo, pois da maneira mais comum, que é quando uma pessoa fica dentro do carro e outra fica nas pinças de freio drenando o fluido; essa maneira pode comprometer a bomba do ABS, além de deixar entrar ar no sistema de freio.
Não deve-se deixar dois fluidos diferentes, por isso é importante drenar todo e inserir a especificação conforme o manual do fabricante, geralmente DOT 3, DOT 4.
Há aqueles com carros preparados e de alta performance que mudam a especificação de DOT 4 para DOT 5. Isso pode comprometer o sistema, principalmente a bomba do ABS.
Sobre o cilindro auxiliar de embreagem, ele também recebe o fluido do freio no sistema do carro, e há carros que têm dois cilindros de embreagem.
Estes cilindros geralmente precisam ser trocados em par devido à contaminação do fluido de freio, assim como a bomba do ABS, que em alguns veículos o valor deste item pode ultrapassar 50% do valor do veículo.
Há profissionais que recuperam a bomba do ABS. Fica bom, mas poderia ser evitado se a manutenção fosse realizada da maneira correta.
Esses problemas ficam evidentes geralmente em veículos com mais de 5 anos de uso, ou seja, quando o carro já saiu da garantia, o dono não tem ou não quer arcar com a manutenção feita na concessionária, e passa a ir no posto ou centro automotivo de troca de óleo.
Não ignore este item, o valor da troca de fluido de freio, que deve ser realizada pelo menos a cada dois anos, é muito baixo ante o risco que pode acontecer a você e a terceiros.
Uma vez, fazendo essa manutenção e verificando com a caneta de testes o fluido de freio em um veículo com baixa quilometragem e já com 10 anos de uso, estava tão saturado que a caneta simplesmente desmanchou, derreteu a parte plástica. Outro veículo com 15 anos de uso que veio para manutenção teve que trocar várias peças, como cilindro mestre, hidrovácuo, e a bomba do ABS teve que passar pelo processo de recuperação três vezes até ficar bom. Alguns veículos nessa idade não têm mais peças disponíveis no mercado, por isso a opção pela recuperação.
Quanto custa uma troca do fluído de freio?
Geralmente, uma troca de fluido de freio fica abaixo de R$ 300,00 com mão de obra e dois frascos de fluido de 500 ml. Ou seja, R$ 150,00 ao ano. Se o valor é tão baixo, por que não é feito?
P.S.: Vale ressaltar que quando o fluido de freio está baixo no reservatório, é porque as pastilhas de freio já estão gastas, ou seja, quando for realizar a troca, o técnico retornará o êmbolo para a posição original e o fluido retornará para o nível correto.
Portanto, quando for realizar o serviço de troca de pastilhas de freio, aproveite e troque também o fluido do freio.
É muito comum que as pessoas optem pelas pastilhas de freio mais baratas. No entanto, um item importante não deve ser avaliado pelo preço pago, e sim pelo valor que uma peça de qualidade tem sobre a segurança de que seu veículo irá parar quando você precisar dele.
Há pastilhas que, quando aquecem, perdem o poder de frenagem; já passei por essa situação, você freia e o veículo continua seguindo sem diminuir a velocidade.
Além da questão da segurança, há também os barulhos no freio. Quem nunca ouviu aquele barulho ensurdecedor quando o veículo está diminuindo a velocidade?
As pastilhas originais e genuínas são caras por um motivo, e você sabe qual.
Por Rafael Andrade
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!