Validar a CNH em tempos de digitalização de documentos e serviços do Governo Federal parece um bicho de sete cabeças e é realmente, mas com os passos a seguir, o processo se torna fácil e rápido.
Em tempos imemoriais, um motorista acumulava uma série de documentos, como RG, CIC ou CPF, Certificado de Reservista (se masculino), Título de Eleitor e, logicamente, a Carteira nacional de Habilitação.
Hoje, tudo cabe no smartphone, desde o RG até CNH, em especial esta última, que todo motorista habilitado precisa ter a disposição na hora de uma abordagem policial.
Para isso, a CDT ou Carteira Digital de Trânsito é uma ferramenta que permite ao motorista ter vários dados, eliminando a possibilidade de levar a CNH impressa.
Essa funcionalidade é importante quando se esquece a carteira, mas para validar a CNH digitalmente, é preciso saber que existem alguns meios, como reconhecimento facial, QR Code e Certificado Digital.
Validar CNH – o que é a Carteira Digital de Trânsito?
A Carteira Digital de Trânsito é uma aplicativo do governo federal que agrega basicamente informações da CNH, documento do veículo, infrações (de CNH e do veículo) e campanhas educativas.
A chamada CDT é uma ferramenta importante, que permite ao motorista apresentar ao agente de trânsito ou autoridade no lugar da CNH impressa, assim como também o CRLV do veículo no lugar do impresso.
Também permite que o motorista tenha informações sobre pontuação referente à CNH Digital, assim como multas relativas a ela ou ao veículo, podendo consultar um dos dois.
Para motoristas sem pontuação há mais de 12 meses, o Cadastro Positivo também está disponível, assim como informações sobre recall e outras pendências do veículo, assim como atualização rápida do CRLV ou da CNH Digital em casa de licenciamento, ou renovação, respectivamente.
No entanto, para ter todas estas e outras informações, especialmente relativas à CNH, é preciso fazer a validação através do meio digital para ter acesso a tudo.
A CNH Digital é a forma eletrônica do documento impresso, mas com mais dados, como história de todas as versões da CNH desde a primeira, por exemplo.
Como validar a CNH com o reconhecimento facial?
Para validar CNH por meio de reconhecimento facial é muito fácil, mas antes é preciso baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e também criar uma conta no aplicativo Gov.br, devendo subir para a conta de nível Prata.
Após isso, basta abrir a câmera do smartphone, desde que este tenha nela a função de ler QR Code, escaneando o QR Code presente no verso da CNH impressa.
Imediatamente abrirá um link para adição do CEP da época da renovação da CNH, lembrando que todas a partir de 2017, possuem esse código no verso.
A validação por reconhecimento facial abrirá a câmera para fazer uma imagem do rosto do motorista e compará-la com o banco de dados.
Após informar o número do telefone, a validação está completa com o reconhecimento facial, sendo o mais fácil e rápido de todos.
Como validar a CNH com o QR Code?
Todas as CNH´s impressas a partir de maio de 2017 possuem o chamado QR Code, um conjunto de caracteres que podem ser lidos por dispositivos óticos como câmeras de smartphones atuais.
Impresso no verso da carteira de habilitação, o QR Code dá acesso digital às informações do motorista e para validar CNH com ele é muito fácil.
Primeiro vá no app do CDT e abra na função “Habilitação” e depois em “Toque para baixar sua CNH”, seguindo para “Validação pelo celular”.
O app pedirá permissão para ativar a câmera do smartphone e isso é feito pelo comando “Conceder”.
Use então a câmera para escanear o QR Code da CNH impressa, porém, são permitidas apenas 5 tentativas e, caso não dê certo, o reconhecimento fácil não será possível.
É exatamente isso o que segue nessa validação da CNH, com 10 tentativas de se realizar o reconhecimento facial, que você confere no tópico acima. Pronto, feito isso, já está validada a CNH.
Como validar com o Certificado Digital?
Além de reconhecimento facial e QR Code, existe ainda como validar CNH por meio de certificado digital e os passos começam como no método do QR Code, indo em “Habilitação”, “Toque para baixar sua CNH” e então, em “Com certificado digital”.
A partir daí, a sequência muda e será necessário ir até o Portal de Serviços do Denatran para continuar o processo de validação por Certificado Digital.
Nesse caso, uma vez no portal, faça o login através do “Entrar com gov.br”, que lhe permitirá acessar todos os serviços, assim como é feito no app do CDT, Poupatempo ou Detran, por exemplo.
É importante salientar que, além da senha que terá de ser digitada após o número do CPF, haverá ainda um código que o Gov.br exige e que chegará ao aparelho móvel como um pop-up e não uma mensagem via SMS.
Alguns smartphones possuem o recebimento desse tipo de mensagem bloqueado; por isso, é preciso desbloquear nas configurações do sistema operacional do aparelho para visualizá-las.
Uma vez logado no Portal de Serviços do Denatran, vá à função “Certificado digital”, seguindo então para “Meus Dados” e “Atualizar pendências”.
Preencha o que estiver faltando, especialmente o número da CNH, clicando então em “Alterar”.
Vá então em “CNH Digital – Ativação” e ative a funcionalidade. Nesse caso, a CNH digitalizada já está disponível, porém, precisa estar no lugar certo.
Nesse caso, no CDT e assim, retorne ao aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, indo na seção de “Habilitação” e depois clique para baixá-la.
Na inexistência de outro documento, o app pedirá uma senha de 4 dígitos que você criará e aplicará quando pedido, obtendo assim a CNH Digital no CDT.
Como validar a CNH sem o Certificado Digital?
Os passos são os seguintes: “Habilitação”, “Toque para baixar sua CNH” e então, em “Sem certificado digital”.
Após isso, o sistema irá direcionar o processo para um atendente do Detran, que fará o restante dos passos.
Quando for completado, a CNH já estará validada, mas é obrigatória fazer o processo de baixar novamente o documento no CDT e informar o número da CNH e o código de segurança impresso na mesma.
Feito isso, pronto, só ir em “Baixar CNH Digital”.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!