Recentemente, especialistas de mercado se mostraram preocupados com o futuro da General Motors no Brasil, diante de uma eventual retirada da empresa do setor produtivo.
Com demissões e falta de um plano para produção de carros elétricos no país, a GM levanta a suspeita de movimento similar ao Ford, feito em 11 de janeiro de 2021.
Então, caso isso ocorra um dia, o que ninguém quer ver acontecer, como seria a Chevrolet no Brasil apenas com carros importados?
Hoje vemos a Ford apenas com importados, ainda que Ranger e Transit sejam feitos na região, porém, no caso da GM, isso poderia não funcionar da mesma forma.
Numa eventual retirada total da produção brasileira, a unidade argentina da GM também seria arrastada, pois não supre as necessidades da marca como a Ford com sua picape média.
Aqui, a GM acabaria por focar em carros elétricos importados, notadamente do México, com Equinox EV e Blazer EV liderando os esforços da Chevrolet nessa direção.
Também esperaríamos pela importação da Chevrolet Silverado EV, bem como o Novo Bolt, que teria a missão de ser o mais barato do portfólio.
Naturalmente, este produto teria que ser compensado pelos demais para ficar mais em conta, pois os rumores falam de produção do novo compacto nos EUA.
A mudança para um portfólio mais premium seria natural, assim como a Ford fez com sua gama de importados, trazendo dessa forma, produtos de maior valor agregado.
Carros de imagem como o próximo Camaro, igualmente elétrico, completariam a gama da Chevrolet, não mais popular como antes.
Produtos futuros, como uma eventual Colorado EV ou mesmo um carro elétrico feito na China, como o Chevrolet Menlo, poderiam ampliar a oferta de produtos importados da GM.
Aqui, sem as plantas de São Caetano do Sul, São José dos Campos, Mogi das Cruzes, Joinville e Gravataí, estas duas últimas eventualmente vendidas (chineses?), a GM manteria provavelmente o Campo de Provas de Indaiatuba e seu centro de design no ABC.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!