O grupo HPE produz atualmente veículos das marcas Mitsubishi e Suzuki no Brasil e sua fábrica fica em Catalão, em Goiás, onde em breve, um novo investimento será feito para ampliação da produção de carros.
Hoje, apenas os Mitsubishi L200 e o Eclipse Cross são feitos lá, além do Suzuki Jimny Sierra, porém, nos próximos três anos, a HPE trará novos modelos importados e alguns serão nacionalizados.
Mauro Correia, CEO da HPE, comentou ao site Auto Data, parte dos planos do grupo para voltar a ter uma produção mais robusta, assim como um lineup ampliado.
Sobre novos produtos, Correia disse: “Estamos analisando os novos produtos importados do Japão e alinhando sobre quais traremos ao Brasil e quais apostaremos em um desenvolvimento futuro local, nos próximos três anos.”
Com foco no 4×4, a HPE provavelmente trará mais SUVs para seu portfólio nacional, com a Mitsubishi tendo o Novo Outlander como destaque, já que o mesmo também tem versão híbrida, outro ponto que o executivo pontuou: “Ao que tudo indica, este deverá ser o caminho.”
Sem dar nomes, Correia citou dois fabricantes: “E a mudança de aposta de uma multinacional que só pretendia fabricar elétricos e que, agora, desenvolveu motor a diesel tratado como revolucionário. E o caso de uma montadora que, a princípio, também só apostaria em elétricos mas já está repensando sobre o híbrido para não perder mercado no Brasil”.
Falando em concorrentes, Correia argumentou: “Temos a única picape com tecnologia japonesa produzida no Brasil. A maioria dos nossos concorrentes, considerando o segmento de picapes médias e grandes, exceto uma ou outra, que são fabricadas aqui, trazem seus veículos da Argentina com incentivo fiscal, o que foi renovado por lá.”
Então, por conta disso, Correia entende que o Regime Automotivo para Nordeste e Centro-Oeste, do qual a HPE é beneficiada, precisa existir.
Toyota, Volkswagen, Nissan e Ford importam suas picapes da Argentina e a citação delas, o que inclui também a Nissan, indica que a HPE garantirá a produção da próxima geração da L200, mesmo ela estando sob a aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
A picape representa 75% das vendas da marca, com o restante centrado no Eclipse Cross e Pajero Sport. Com 2 mil carros feitos mensalmente, a fábrica emprega 2 mil pessoas.
[Fonte: Auto Data]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!