O Volkswagen up! TSI é um subcompacto com performance muito boa, assim como também detentor de uma média de consumo de dar inveja nos carros populares equipados com motor 1.0 aspirado.
Mas, toda a tecnologia aplicada ao motor EA211 R3, o conhecido 1.0 TSI, parece não ter conseguido evitar problemas. É isso o que relatam proprietários do pequenino turbinado da VW.
Vários relatos na rede falam de problemas com o motor 1.0 TSI do up!, inclusive com vídeos. Um depoimento de dono de um modelo 2015, em São Paulo, menciona que a luz da injeção eletrônica acendeu no painel.
Após isso, os problemas começaram. O propulsor começou a apresentar falhas de funcionamento. O cliente então o levou até uma concessionária, onde o veículo permaneceu por longos 20 dias.
Após o up! TSI 2015 ter sido reparado, o proprietário novamente teve que voltar ao revendedor, visto que o problema voltara e o carro precisou de mais 30 dias de oficina.
Após a nova devolução, o dono percebe que o carrinho já não é o mesmo, sentido-o fraco e com consumo elevado. Em Minas Gerais, outro caso parecido, mas desta vez com um modelo 2016, que após quatro meses na mão do cliente, começou a apresentar falhas na partida.
Mas os problemas apenas estavam no início. O up! TSI 2016 também apresentou vazamento de óleo próximo da turbina. Daí em diante, após oito visitas ao revendedor e dois meses sem o carro, o dono relata que trocaram o anel de vedação sem sucesso.
Depois trocaram a turbina duas vezes sem sucesso. Mesmo com o motor falhando e fazendo um ruído anormal, o concessionário devolveu o carro dizendo que estava tudo certo. O cliente ficou com o carro apenas oito meses.
Como estes dois, mais de 20 relatos de “motor batendo” foram observados na internet por um proprietário com o mesmo problema em seu up! TSI.
O mesmo ficou sabendo por um mecânico da rede VW que o problema era de fábrica e que mesmo após conserto, continuaria a ocorrer.
A Volkswagen emitiu três boletins de serviço para a rede nos meses de novembro e dezembro (duas vezes) de 2016, a respeito de ruído na bomba de combustível, problemas no turbocompressor e falhas na injeção eletrônica, respectivamente.
A montadora diz que os problemas pontuais foram identificados e solucionados, sendo que todos os casos em que o 1.0 TSI do up! apresentou defeito, foram reparados pela rede Volkswagen.
O fabricante menciona que o “microvazamento” de óleo não afeta o nível do lubrificante do motor e que as características originais do propulsor continuam assim inalteradas em durabilidade, segurança e funcionamento.
[Fonte: Revista Quatro Rodas]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!