Os sul-africanos estão festejando a ampliação da produção da filial da Volkswagen, cuja fábrica fica na cidade de Kariega, perto de Port Elizabeth. O motivo é que, assim como a Nova Amarok, o país agora concentra a produção do Polo para Europa e outros mercados.
Ela será a responsável por abastecer o mercado europeu, inclusive com o Polo GTI, enquanto a VW muda a produção em Pamplona, na Espanha, para produzir o modelo ID.2 e derivados.
Ainda que a VW tenha dito que o Polo poderia sair de cena na Europa se o Euro 7 não fosse mudado em seu texto geral, o hatch continuará a ser vendido lá, mas importado da África do Sul e sob um Euro 7 mais “light”.
Um dos modelos mais antigos da VW, o Polo é um nome importante para morrer apenas por capricho da União Europeia, sendo igualmente bem-sucedido aqui na América do Sul, onde é feito nas plantas da Anchieta e Taubaté.
Um novo Citi Golf?
Do outro lado do Atlântico Sul, a VW fará ainda um “terceiro modelo” para o mercado local e esse carro será um desenvolvimento regional, o que pode indicar que a plataforma MQB-A00 pode dar suporte a um futuro “Citi Golf”.
Ainda sem nome, o novo carro poderia até mesmo assumir essa designação (a mesma do nosso Golf IV no Canadá), uma vez que lá, trata-se da imagem de um carro tão popular quanto o Gol foi aqui. Isto nos faz lembrar ainda que há alguns anos, rumores sobre um Golf pequeno surgiram na Alemanha.
Um pequeno VW barato para os sul-africanos poderia, sim, ser vendido como um Citi Golf, mesmo que sua forma seja a de um crossover de 4,00 m de comprimento com direção inglesa e potencial de exportação ou produção em outras fábricas da Volkswagen na África.
Trata-se de um nome “icônico” dentro da Volkswagen, que também poderia ser usado na Índia, no SUV subcompacto a ser feito lá. Pensou em algum outro lugar para este novo carro?
[Fonte: CarMag]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!