Enquanto a Ford Ranger chegou em nova geração, ampliando a oferta de picapes médias no mercado nacional, players como Chevrolet S10 e Volkswagen Amarok ganharão o famoso tapa no visual para seguirem chamativas por aqui.
Tanto S10 quanto Amarok não mudarão de geração e nem mesmo de chassi, mantendo as bases atuais para servirem com mudanças importantes no visual frontal e traseiro, assim como no interior.
Como bem sabemos, o ciclo de vida das picapes é muito maior que o dos carros comuns, sendo geralmente o dobro, recebendo apenas ajustes pontuais de estilo, equipamento e motorização.
Agora, GM e VW, que disputam a vice-liderança de mercado, trarão suas picapes médias em um envelope moderno, inspirado em produtos já comercializados no exterior.
A ideia é torná-las mais modernas e mais robustas, assim como incorporar mais sistemas de assistência ao condutor, o chamado pacote ADAS, que as duas não dispõem nas gerações atuais.
Por fora, a S10 2024 deverá ter inspiração na Chevrolet Colorado americana, enquanto a Amarok seguirá um layout próximo da Saveiro reestilizada.
O que esperar delas?
A dupla S10 e Amarok devem dispor da opção de faróis full LED, um item bastante comum hoje em dia, assim como nova assinatura em LED – com luzes na grade da VW – bem como lanternas em LED.
Faróis principais, faróis de neblina, grade, para-choques, lanternas e grade traseira receberão atualização estética, assim como as rodas de liga leve e até mesmo os santantônios, que devem ser redesenhados.
Como a ideia é parecerem novas, Amarok e S10 farão uso desses recursos para ganhar corpo e beleza, enquanto os interiores receberão novos painéis.
Cluster digital e tela de multimídia maior serão os destaques, ainda que a GM seja mais conservadora na instrumentação, porém, no momento, não dá para contar com o tradicionalismo.
Recursos mais avançados de conectividade, especialmente VW Play na Amarok, serão vistos, bem como revisão do acabamento e novos desenhos de portas e bancos.
O reforço na segurança, com itens como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de faixa e saída de pista, alerta de ponto cego e farol alto automático, por exemplo, são obrigatórios para quem quer fazer a diferença.
Já na parte mecânica, a Amarok deve manter o EA897 3.0 TDI atualizado, com câmbio de oito marchas e tração permanente nas quatro.
Se espera que o Duramax 2.8 da S10 suba para algo entre 214 e 230 cavalos, de modo a dar um combate melhor, com possível adição do câmbio automático de 10 marchas da GM-Ford e o 4×4 de sempre.
Com tudo isso que as marcas pretendem trazer, qual será a melhor picape desse segmento no mercado brasileiro?
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!