A S10 Cabine Dupla já tem mais de 20 anos de produção no Brasil e 36 anos de produção mundial, sem dúvida um sucesso de vendas.
Vamos falar primeiramente de toda a história da S10 Cabine Dupla no Brasil e depois vamos entrar na história geral do modelo apresentado lá nos EUA em 1982.
S10 Cabine Dupla no Brasil
Uma das picapes mais vendidas do Brasil, a Chevrolet S10 apareceu por aqui em fevereiro de 1995 e tinha um visual semelhante ao da versão americana, mas com desenho dianteiro próprio. Logo depois chegou o utilitário Blazer a acompanhando.
Os novos faróis, maiores e mais arredondados foram desenhados pela equipe de design da GMB e combinaram muito mais com o restante da carroceria do que os faróis da versão americana que eram menores e mais quadrados.
De início a S10 Cabine Dupla nacional não foi ofertada. Isso levou três anos para acontecer.
Mas em 1995 a S10 estreava no Brasil em duas versões: a DeLuxe, ou DLX, que trazia a base do para choque da cor da carroceria e rodas de alumínio com pneus 225/75 aro 15 e a versão de entrada básica que vinha com pneus 205/75 aro 15 e rodas de aço, além de parachoques sem pintura.
No interior a S10 Cabine Dupla nacional trazia o mesmo layout da versão norte americana e revestimentos modernos e um ambiente aconchegante, melhor do que a Ford, por exemplo, oferecia com a Ranger.
O painel de instrumentos da S10 Cabine Dupla era bem completo para a época e trazia voltímetro, manômetro de óleo e conta giros – este último item não estava presente no modelo de entrada.
Tinha também volante de quatro raios, e equipamentos que eram pouco vistos em picapes como vidros elétricos, travas elétricas, bancos individuais (na versão norte americana eles eram inteiriços) rádio com toca fitas e um item bem peculiar que era o freio de estacionamento acionado por um pedal.
A motorização da S10 Cabine Dupla era um velho conhecido dos brasileiros, o motor 2.2 litros que equipava o Omega, com comando no cabeçote e oito válvulas, que rendia 106 cavalos – 10 cavalos a menos que no Omega – e torque de 19,2 kgfm – contra 20,1 kgfm no sedan.
O câmbio era o de 5 velocidades com engates precisos e firmes. A versão mais cara ainda poderia contar com direção assistida e freios com ABS.
S10 Cabine Dupla chega em 1998
A primeira geração da S10 Cabine Dupla foi apresentada em 1998 e tinha um desenho totalmente feito e projetado no país do carnaval.
Diferente da versão norte americana que tinha apenas a cabine estendida e simples, a engenharia brasileira ficou responsável por entregar mais conforto e mais espaço para os ocupantes.
Para que pudesse existir espaço e conforto para os passageiros do banco traseiro e ainda área útil de carga, a GMB encurtou a caçamba, mas não a ponto de perder o espaço para carga.
Com o mesmo comprimento da S10 de cabine estendida a versão de quatro portas entregava conforto e praticidade na medida certa.
Além dessa novidade a S10 Cabine Dupla recebia o mesmo motor V6 que dividia com a versão de cabine estendida e a Blazer, um V6 4.3 litros com 180 cavalos e 34,7 kgfm de torque que fazia a picape chegar no 0 a 100 em 10,8 segundos e alcançava a máxima de 180 km/h limitado eletronicamente.
Outra novidade para a S10 Cabine Dupla para o ano de 1998 era a versão com tração nas quatro rodas.
Uma pequena atualização de estilo era vista na linha da S10 Cabine Dupla em 1999 e trazia um novo para choque dianteiro com uma nova entrada de ar que ficou popularmente conhecida como “boca de tubarão” além de trazer para a linha a versão Executive, que já era encontrada no utilitário Blazer.
Essa nova versão da S10 Cabine Dupla a Executive vinha com o motor 4.3 V6, bancos em couro, ajuste elétrico do banco do motorista e freios ABS nas quatro rodas.
S10 Cabine Dupla 2000 a 2008
A atualização visual de 2000 para a S10 Cabine Dupla foi apresentada junto com as outras versões da S10 e da Blazer no Salão do Automóvel de 2000 e trazia uma nova carroceria com desenho mais retilíneo e adoção de novos motores e um design mais agressivo.
Na dianteira da S10 Cabine Dupla, saiam de cena os faróis compridos e ovalado e entram no lugar faróis menores e com desenho mais triangular nas pontas.
Os para choques perdiam a “boca de tubarão” e no lugar entrava um desenho com mais linhas retas.
As laterais da S10 Cabine dupla ganharam um ressalto que começava nas portas traseiras e se estendiam até o final da caçamba.
O mesmo ressalto era encontrado na dianteira e saia da base do farol e ia até o início da porta dianteira.
Outra novidade para a S10 Cabine Dupla 2000 era a adoção do motor 2.4 litros a gasolina que substituía o antigo 2.2 litros.
O novo motor gerava 128 cavalos e oferecia 21,9 kgfm de torque.
A S10 Cabine Dupla ganhava a versão Executive com tração 4×4 e um novo motor turbo diesel MWM, que substituía o antigo motor 4.3 V6 Vortec.
No interior da nova S10 Cabine Dupla, trazia novos materiais e novas opções de revestimento para os bancos e o painel das portas.
Na traseira novas lanternas com desenho mais retangular entravam no lugar das antigas que eram menores e mais quadradas.
A inscrição “Chevrolet” vinha em letras garrafais como um adesivo na base da tampa da caçamba.
S10 Cabine Dupla 2008 a 2012
A S10 Cabine Dupla recebia uma última atualização de estilo na mesma carroceria que já existia desde o ano de 2000.
Um ano antes da sua atualização de estilo a S10 Cabine Dupla recebeu um novo motor 2.4 litros flex, chamado de FlexPower que tinha 141 cavalos com gasolina e 147 cavalos quando abastecido com álcool.
A dianteira da S10 Cabine Dupla ganhava uma nova grade em formato trapezoidal invertido com uma barra cromada que ostentava o logo da Chevrolet ao centro e um falso duto de ar no capô.
No para choques uma falsa entrada de ar de tamanho desproporcional era o grande destaque.
Já na traseira a tampa da caçamba ganha um aplique de plástico cinza que englobava a maçaneta de abertura, e logo abaixo dela vinha a inscrição “Chevrolet” em letras garrafais sempre na cor cinza.
Também estavam inclusos nesse pacote visual um santantonio que ficava apoiado próximo as portas traseiras e dependendo da versão até um bagageiro no teto para carregar mais carga.
No interior as maiores mudanças eram a troca do painel de instrumentos que agora recebiam a cor “Ice Blue” que já equipava modelos como o Celta, Vectra e outros modelos da GM.
Novas versões eram adicionadas a gama da S10, como a Executive que tinha motorização a gasolina e as versões FlexPower ganhavam versões com tração 4×4 ou 4×2.
S10 Cabine Dupla 2012 a 2015
No ano de 2012 a Chevrolet apresenta a segunda geração da S10 Cabine Dupla que traz consigo um novo desenho, uma nova carroceria e uma plataforma desenvolvida em parceria com a ISUZU, que também resultou no nascimento da nova geração da Colorado e da ISUZU DMAX.
Por fora a nova S10 Cabine Dupla está maior e mais elegante que as gerações anteriores.
Na dianteira mesmo, os novos faróis tinham inspiração nos sedans médios da marca como Cruze, Malibu e Impala e a grade estava maior e contava com partes interna cromada e uma barra grossa no centro que ostenta o logo da Chevrolet.
As laterais da Nova S10 Cabine Dupla são limpas e contam apenas com um decalque na base das portas que se estende até o para lama traseiro, aumentando a sensação de que o modelo está maior.
Na traseira, novas lanternas com novo formato e luzes de LED ajudam a compor o visual moderno da S10 Cabine Dupla.
Já no interior a S10 Cabine Dupla 2012 trazia todo o conforto e comodidade de sedans médios e grandes da marca.
Com um painel de instrumentos que muito se assemelhava com o do esportivo Camaro e uma central multimídia com MyLynk que conta com GPS e uma tela de 7 polegadas.
Além disso o interior ganha novos bancos mais confortáveis, inclusive na traseira, dando aos passageiros a sensação de estar num SUV e não numa picape de cabine dupla.
No quesito motorização a nova S10 Cabine Dupla estreia o motor 2.8 litros diesel que gerava 180 cavalos e estava associado a um novo câmbio automático de seis velocidades.
No final de 2013 a Chevrolet altera a potência do motor 2.8 litros de 180 cavalos para 200 cavalos, tornando assim uma das picapes mais potentes da categoria.
S10 Cabine Dupla 2016 até 2020
A terceira geração da S10 Cabine Dupla ganhou um facelift em 2016 e deixou a picape com ar mais robusto e intimidador. A começar pelos novos faróis que ficaram maiores e mais retangulares, e agora contam com um filete de LED.
A grade por sua vez agora está maior e conta com uma barra na cor preto brilhante que sustenta a gravatinha dourada da GM. A base do para choque também ganhou um novo desenho e a maior novidade nas laterais são as novas rodas de liga leve.
O interior da S10 Cabine Dupla ganhou um novo desenho, que agora é inspirado na Colorado ou como alguns chamam de “S10 norte americana”, com um novo painel de instrumentos e um novo desenho do console central.
A central multimídia MyLink agora tem espelhamento de celular e pode ser usada por telefones que rodam o sistema da Google o Android ou da Apple, o iOS.
Outra novidade da S10 Cabine Dupla são as versões 100 Years e Midnight.
A primeira comemora os 100 anos de produção de picapes da linha Chevrolet, e foram fabricadas apenas 450 unidades na cor azul Steel com preço de R$ 187.590 reais.
E a segunda versão especial da S10 Cabine Dupla é a versão Midnight que se baseia nos modelos norte americanos que traz os logotipos pretos e alguns detalhes em preto brilhante na carroceria e no interior.
A S10 Cabine Dupla Midnight usa o motor 2.8 turbo diesel de 200 cavalos e câmbio automático de seis velocidades e conta com adesivos alusivos a versão e tem preço sugerido de R$ 169.690.
No quesito motorização a nova S10 Cabine Dupla conta com duas opções de motor, sendo a primeira um 2.5 litros com 206 cavalos e 27 kgfm de torque ou um 2.8 litros turbo diesel com 200 cavalos e 51 kgfm de torque, que podem ser associados ao câmbio automático de seis velocidades.
S10 Cabine Dupla muda seu visual em 2021
A linha 2021 da Chevrolet S10 recebeu um novo visual e mais equipamentos para a linha 2021, lançada em julho de 2020. Inspirada na Colorado, vendida nos Estados Unidos, a nova S10 mudou especialmente na dianteira.
Com detalhes exclusivos dependendo da versão, a reestilização da picape trouxe mudanças especialmente para a versão High Country. Ela ganhou novo para-choque, emblema reposicionado e um visual bem chamativo.
As rodas dessa versão passaram a ser de 18 polegadas e com desenho diferente das outras opções na família. Sem alterações na motorização, a S10 2021 ainda ganhou de volta a versão com motor 2.8 diesel e câmbio manual.
Na lista de equipamentos, mais mudanças. Todas as versões ganharam seis airbags de série, enquanto as mais caras LTZ e High Country receberam o alerta de colisão frontal com frenagem automática e detector de pedestres.
Outras novidades foram a câmera de ré com auxílio para o engate de reboques, estrutura mais resistente, central de multimídia MyLink 3 com telas de 7 ou 8 polegadas com espelhamento sem fio e GPS, além de internet 4G e wi-fi para até 7 dispositivos.
S10 Cabine Dupla 2022 chega com poucas novidades
Depois de todas essas mudanças na linha 2021, nada mais natural que a S10 Cabine Dupla 2022 viesse mais econômica nas alterações. As únicas novidades foram a mudança das rodas para a versão LTZ e um novo turbo para o motor 2.8 diesel, mas sem alterar seu desempenho.
Atualmente, a linha da S10 Cabine Dupla conta com 6 opções de versões com motores flex ou a diesel e tração 4×2 ou 4×4. Os preços começam na casa dos R$ 156.890 reais na versão Advantage Flex 4×2 manual e chegam a R$ 244.930 reais na versão High Country 2.8 turbo diesel 4×4 automático.
S10 Cabine Dupla
Ficha técnica S10 Cabine Dupla 2022 // 2.5 e 2.8 litros
Motor |
2.5 Ecotec |
2.8 CDTI |
Tipo | Dianteiro longitudinal, Etanol e Gasolina | Dianteiro longitudinal, Turbo e Diesel |
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 2457 | 2776 |
Válvulas | 16 | 16 |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 16,5:1 |
Injeção eletrônica de combustível | Multiponto | Direta |
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 197 cv @ 6000 rpm / Etanol: 206 @ 6000 rpm | Diesel: 200 @ 3600 rpm |
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484) | Gasolina: 26,3 kgfm @ 4400 rpm / Etanol: 27,3 kgfm @ 4400 rpm | Diesel: 44,9 (manual) / 51,0 @ 2000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo | Manual ou Automática 6 marchas | Manual 6 marchas / Automática 6 marchas |
Tração | ||
Tipo | 4×2 / 4×4 com reduzida | 4×2 / 4×4 com reduzida |
Freios | ||
Tipo | Disco ventilado / Tambor | Disco ventilado / Tambor |
Direção | ||
Tipo | Elétrica | Elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | Braços sobrepostos, barra estabilizadora | Braços sobrepostos, barra estabilizadora |
Traseira | Eixo rígido | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | ||
Rodas | Liga Leve aro 16 / 18 polegadas | Liga Leve aro 16 / 18 polegadas |
Pneus | 245/70 R16 / 265/60 R18 | 245/70 R16 / 265/60 R18 |
Dimensões | ||
Comprimento total (mm) | 5361 | 5361 / 5381 (cabine simples) |
Largura sem retrovisores (mm) | 1874 | 1874 / 1870 (cabine simples) |
Altura (mm) | 1787 | 1825 / 1778 (cabine simples) |
Distância entre os eixos (mm) | 3096 | 3096 |
Capacidades | ||
Porta-malas (litros) | 1061 a 1570 | 1061 / 1570 (cabine simples) |
Tanque (litros) | 76 a 80 | 76 |
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg) | 816 a 937 | 1108 / 1378 (cabine simples) |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1813 a 1934 | 2048 / 1772 (cabine simples) |
Vão livre do solo (mm) | 228 | ND |
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!