A Volkswagen vai retirar de linha um modelo importantíssimo no mercado europeu e que está vendendo muito por lá, o Transporter T6.1. O furgão da marca alemã é um dos mais tradicionais do mercado e herdeiro da velha Kombi.
Todavia, por conta do não atendimento à legislação europeia a partir de 2025, a geração T6.1 da Transporter terá de ser encerrada em 7 de julho. Não se sabe ao certo os reais motivos, mas emissões de poluentes e sistemas de segurança parecem estar por trás disso.
Um dos pontos a esclarecer é que o Euro 7 afetaria diversos modelos de carros de passeio e comerciais leves na Europa. A VW resumiu a coisa: “O T6.1 não pode mais ser encomendado”, segundo a assessoria da montadora.
A VW disse ainda: “Estamos completamente esgotados [de pedidos]”. Isso mostra como o Transporter T6.1 é um modelo de sucesso até na morte, já que sairá de cena muito desejado pelos clientes comerciais da Volkswagen.
Thomas Schäfer, explicou: “Teríamos que integrar neles uma arquitetura eletrônica completamente nova. Isso seria simplesmente muito caro”. Com o fim marcado para julho, a Transporter T.61 pode continuar em produção por mais alguns meses.
O motivo é que na União Europeia, as novas regras de emissão de poluentes e segurança se aplicam aos campers e motor homes somente a partir de 1 de setembro de 2024.
Com isso, a Volkswagen Califórnia T6.1 poderá continuar por mais alguns meses, lembrando que a produção se dá parcialmente na fábrica de Hanôver e depois é transferida para outra planta para ser finalizada.
Lançada em 2016, a geração T6 recebeu uma atualização em 2019, quando passou para T6.1 e convive com a recente geração T7, baseada na Ford Transit Connect. A van tem versão Kombi, Caravelle, Multivan, Transporter, Chassi-cabine e Califórnia.
Com motor diesel EA189, o 2.0 TDI ia de 90 a 204 cavalos, tendo ainda uma versão elétrica feita pela Abt.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!