Após aguardar os principais concorrentes anunciarem seus respectivos planos de investimento no Brasil, a Stellantis divulga o seu e este é de R$ 30 bilhões, porém, o detalhe é que esse dinheiro todo é para toda a região da América do Sul.
O dinheiro será aplicado entre 2025 e 2030, envolvendo 40 lançamentos em suas cinco marcas de carros oferecidas no Brasil e mais aquelas que estão em mercados vizinhos, como Alfa Romeo e DS, por exemplo.
Um dos maiores projetos da Stellantis na região é o BioHybrid, que proverá um portfólio multimarca com modelos de carros MHEV, HEV, PHEV e BEV, ou seja, todas as opções de híbridos e de elétrico, chamados de Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT (dupla embreagem), Bio-Hybrid Plug-In e BEV (100% elétrico).
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, comenta: “Este anúncio solidifica nossa confiança e comprometimento com o futuro da indústria automotiva sul-americana e é uma resposta ao ambiente de negócios favorável que encontramos aqui”.
Emanuele Cappellano, COO da Stellantis para a América do Sul, diz: “Entramos em um novo ciclo virtuoso para o Brasil e para a região com este anúncio. Serão implementadas quatro plataformas globais, associadas às tecnologias Bio-Hybrid, mais de 40 modelos, além de oito novos powertrains e aplicações em eletrificação”.
Tendo fábricas em Porto Real-RJ, Goiana-PE, Betim-MG, El Palomar e Córdoba, ambas na Argentina, a Stellantis conta ainda com novas empresas na região sul-americana, como Norauto e DPaschoal.
Não foi dito quanto desse montante será aplicado apenas no Brasil, mas podemos imaginar algo entre 70% e 80%. A Stellantis tem ainda operação de montagem de vans e picapes em Montevidéu, no Uruguai.
Tavares reforçou: “Como parte fundamental da nossa estratégia de crescimento, a América do Sul assumirá um papel de liderança na aceleração da descarbonização da mobilidade, juntamente com nossos funcionários, nossa rede de fornecedores e nossos parceiros. Gostaria de agradecer a cada membro da equipe envolvido em ajudar a criar e executar nossa estratégia de investimento para que, juntos, possamos alcançar nossa ambição de liderar a neutralidade de carbono na indústria.”
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!