TOP 5: Motivos para comprar o Jeep Compass

jeep compass 2024 1
jeep compass 2024 1

Se comprar um SUV virou moda no Brasil, comprar um Compass também acabou se tornando uma tendência entre esse público.

Estamos falando do modelo que chegou ao topo das vendas logo de cara e que sempre apareceu entre os mais vendidos do país.

Mas o que torna o modelo da Jeep uma referência entre os utilitários? Vamos falar um pouco sobre suas principais qualidades e tentar entender a receita desse sucesso.

Confira!

jeep compass 2024 cb autos santos (3)
jeep compass 2024 cb autos santos (3)

Bom nível de equipamentos

Um dos pontos altos do Compass certamente é seu nível de equipamentos, afinal estamos falando de um dos melhores SUVs nesse quesito em nosso mercado. E isso pode ser visto nos dois extremos da gama.

Logo na versão de entrada Sport, você terá faróis com acendimento automático, multimídia Uconnect de 8,4″ com espelhamento sem fio, A/C automático dual zone, câmera de ré, faróis full LED, piloto automático, sensor de chuva, 6 airbags, start/stop e alerta de pressão dos pneus.

Ao subir pelas versões, o SUV ganha bancos em couro, multimídia de 10,1″, GPS, partida remota, Park Assist, carregador por indução, som Beats de 506W, painel digital, banco com ajustes elétricos e 7 airbags.

Na versão mais cara Compass S, o pacote ainda tem aviso de mudança de faixas, alerta de colisão, farol alto automático, alerta de ponto cego, ACC, leitor de placas e teto panorâmico, completando uma lista realmente bem recheada.

Vale dizer que todos esses itens são equipamentos de série, pois cada versão do SUV ainda tem diversos opcionais.

Todas elas podem ganhar o teto panorâmico, por exemplo, enquanto a Limited pode receber os itens de assistência ao condutor, estacionamento semiautônomo ou som premium.

Sim, os preços do modelo da Jeep estão bem salgados, mas seus concorrentes também não escapam disso. Ou seja, pelo menos aqui temos uma extensa lista de equipamentos para compensar esse problema.

jeep compass 4xe avaliacao na 19
jeep compass 4xe avaliacao na 19

Acabamento superior aos rivais

O nível de acabamento da maioria dos SUVs em nosso mercado está abaixo do esperado, especialmente entre os modelos compactos. Mas o Compass segue na contramão e se destaca nesse aspecto.

Isso já ocorria antes de sua reestilização, mas depois parece que a Jeep caprichou ainda mais no interior de seu SUV.

A cabine conta com materiais de excelente qualidade no painel e nas portas, inclusive em partes das portas traseiras, que muitas vezes são esquecidas pelas marcas.

Além disso, os bancos do Compass são realmente confortáveis, minimizando o cansaço em viagens mais longas. Por falar nisso, os ocupantes traseiros ainda contam com saída exclusiva do ar-condicionado, entrada USB e até uma tomada.

Ou seja, a vida a bordo do Compass é outra qualidade indiscutível desse carro.

jeep compass 4xe avaliacao na 46
jeep compass 4xe avaliacao na 46

O eficiente motor 1.3 Turbo

O sucesso do Compass no mercado brasileiro veio logo de cara: após ser lançado em 2016, ele foi o SUV mais vendido em 2017 e 2018, chegando a 60 mil unidades no segundo ano completo por aqui. Após isso, ele apareceu no top 3 em todos os anos até 2022.

Isso mostra que a linha de motores anterior à reestilização, quando ainda usava o 2.0 flex de 166 cv, não era um problema para seus possíveis compradores. Mesmo assim, um grande salto foi dado quando ele abandonou esse propulsor.

Essa mudança foi feita para que o Jeep ganhasse o novo 1.3 turbo GSE de 185 cv e 27,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Os números comprovam como essa mudança colocou o SUV em outro patamar.

No desempenho, por exemplo, o tempo de 0 a 100 km/h foi de 10,6 para 9,4 segundos, enquanto a velocidade máxima pulou de 192 km/h para 206 km/h. A agilidade é muito maior, tanto na cidade quanto em ultrapassagens na estrada.

Outra vantagem está no consumo, especialmente com etanol, onde ele foi de 5,5 para 7,1 km/l na cidade e de 7,2 para 8,8 km/l na estrada.

Na gasolina, o motor 1.3 turbo entrega 10,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, contra 8,1/10,5 km/l do anterior, respectivamente.

jeep compass trailhawk 2024
jeep compass trailhawk 2024

Único com motor diesel + versão híbrida

Não é só do motor 1.3 turbo que o Compass vive, pois ele continua oferecendo o 2.0 turbodiesel de 170 cavalos e 35,7 kgfm, associado ao câmbio automático de 9 marchas e com tração 4×4. Isso sem contar os diferentes modos de condução.

Esse propulsor torna o modelo da Jeep o único de seu segmento com motorização a diesel, uma preferência de diversos clientes que procuram um utilitário.

Com médias de 10,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, e um tanque de 60 litros, você vai longe com essa versão.

Outras exclusividades do Compass com esse motor incluem sua altura do solo de 212 mm (contra 202 mm das versões flex) e ângulo de entrada de 29,9 graus, muito superior aos 20,6 graus das outras versões.

Finalmente, a linha ainda conta com o Compass 4xe, a versão híbrida plug-in do SUV que atua ao mesmo tempo como opção topo de linha da gama. Atualmente, essa configuração custa R$ 347.300 em nosso mercado.

O conjunto tem o motor 1.3 turbo de 180 cv (movido apenas a gasolina) associado ao propulsor elétrico traseiro de 60 cv e 25,5 kgfm. No combinado, são 240 cv e 47,9 kgfm, chegando aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos.

A principal vantagem aqui é o consumo, que é de 25,4 km/l na cidade e 24,2 km/l na estrada.

jeep compass 2024 cb autos santos (2)
jeep compass 2024 cb autos santos (2)

Bom de mercado

O Compass tem uma das menores desvalorizações entre os SUVs do mercado brasileiro, especialmente no segmento dos médios. Por si só, esse já é um forte motivo para comprá-lo, sem medo de perder muito dinheiro posteriormente.

Além disso, seu bom resultado nas vendas desde que foi lançado por aqui mostra que não existe dificuldade para encontrar um segundo dono. Afinal, muitos brasileiros que estão de olho nesse segmento querem o Compass ou pelo menos estão avaliando o modelo.

Detalhando os números, o modelo da Jeep foi o mais vendido entre os SUVs em seus dois primeiros anos completos por aqui, com 49 mil unidades em 2017 e impressionantes 60,2 mil emplacamentos em 2018, quando ficou entre os 10 mais vendidos do país no geral.

Depois disso, ele ficou em 2º em 2019 (60.361 unidades), em 3º em 2020 (52.966), 2º em 2021, quando bateu seu recorde em vendas no Brasil (70.906) e 3º em 2022 (63.564).

No ano passado, o Compass caiu para o 4º lugar, mas ainda emplacou mais de 59 mil unidades.

Conclusão

Colocar o Compass na garagem se tornou uma decisão natural para muitos que compraram um SUV no Brasil nos últimos anos.

O simples fato de vermos tantas unidades nas ruas também acaba influenciando nessa compra.

É claro que o modelo da Jeep não é perfeito (já falamos sobre seus defeitos e também sobre os motivos para não o comprar), mas ele segue com qualidades muito interessantes, como o acabamento, uma eficiente linha de motores e um ótimo nível de equipamentos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



viny
Autor: Viny Furlani

Trabalha no segmento automotivo há mais de 18 anos. Desde 2009 trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escrevendo avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos.