Como já se sabe, a Hyundai tirou da CAOA a importação oficial dos carros da marca sul-coreana, que agora assume o negócio como outras montadoras instaladas no país e, de quebra, unificará a rede de concessionários, hoje dual como ocorre na China e outros lugares.
Segundo o site Automotive Business, a CAOA fará em Anápolis, Goiás, somente veículos definidos pela Hyundai Motor Brasil (HMB) e entre estes produtos, está uma picape monobloco que será a rival da Fiat Toro.
Qual será? A Hyundai Santa Cruz, picape feita nos EUA atualmente nos EUA, derivada do Novo Tucson. A indicação da nova picape, já vista no Brasil como benchmarking da Stellantis, ao lado da Ford Maverick, confirmaria ainda a atual geração do SUV médio da Hyundai na planta da CAOA.
Com distribuição e comercialização feita pela HMB, a CAOA Montadora só fará os carros em sua planta, porém, não se sabe como ficará o caminhão HD78 e o Tucson atual, já que a produção dos dois é bem pequena.
O HR, um dos caminhões leves mais vendidos do mercado, deve continuar na CAOA, enquanto Piracicaba deve fazer um novo SUV. Todavia, o espaço atual na planta exigiria uma boa ampliação e um dos modelos possíveis seria o Venue, já visto na CAOA.
Com o Venue, a Hyundai poderia concorrer com Fiat Pulse, Renault Kardian e VW “T-Sport”, entre outros. Mas, isso significaria um bom volume em Piracicaba.
Detentora dos direitos sobre o portfólio, a HMB poderia até mesmo transferir um dos modelos feitos lá para Goiás, mas com a mudança geral, pode ser que a ampliação da planta paulista seja a única opção.
Se a Santa Cruz e o Novo Tucson tiverem grande apelo, pode ser até que o HR vá para uma produção terceirizada no Uruguai, como o irmão Kia Bongo, feito pelo Gandini no país vizinho. Em nota ao site, a Hyundai informa:
“A Hyundai Motor Brasil Montadora de Automóveis e a Caoa Montadora de Veículos confirmam que estão desenvolvendo em conjunto um novo modelo de distribuição de veículos da marca Hyundai no Brasil baseado em um canal único. Neste momento, não podemos dar detalhes, mas, muito em breve, haverá ampla e clara comunicação sobre as vantagens deste novo modelo de distribuição, visando principalmente os clientes da marca Hyundai no Brasil, que serão os maiores beneficiados.”
[Fonte: AB]
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!