A Fiat revelou na Itália cinco conceitos que mostram como será o próximo passo da marca em sua atuação global e isso é um vislumbre dos futuros produtos da empresa na Europa, África e América do Sul, principais regiões onde a italiana atua.
Decidida a lançar um modelo de carro novo por ano até 2027, a Fiat mostra uma gama de conceitos inspirados no Panda, o modelo que manteve a popularidade da marca há mais de quarenta anos.
Olivier François, CEO da Fiat, comenta: “A Fiat é uma marca global, com 1,3 milhão de carros vendidos no ano passado e uma liderança sólida em muitas partes do mundo. O próximo passo na competição global é a transição de produtos locais para uma oferta global que beneficiará todos os nossos clientes em todos os lugares”.
François continua: “Estamos entusiasmados em compartilhar uma prévia do nosso futuro; um futuro muito próximo, na verdade, já que o primeiro carro será apresentado em 4 meses, durante as comemorações do 125º aniversário da marca. Este carro seguirá então um novo modelo por ano.”
Tendo como desafio fabricar carros mais sustentáveis, a Fiat – que promete carros a combustão, híbridos e elétricos nos próximos anos – quer carros mais acessíveis e apostará na abordagem “menos é mais”.
A ideia é eliminar peças redundantes e reduzir materiais poluentes como cromo, ligas, couro e espumas nos bancos, bem como focar na aerodinâmica e também na comunalidade de peças com até 80% de itens comuns, dependendo do modelo.
Entre os conceitos, o City Car é baseado no Panda, mas é descrito pela Fiat como um “Mega Panda”, com design inspirado no icônico edifício Lingotto, em Turim. Feito em materiais sustentáveis, o conceito pode ser um futuro Argo aqui e Punto na Itália.
Já o Pickup é um conceito da Fiat baseado no sucesso da Strada, que a marca quer replicar também na Europa com um veículo que parece maior, do porte da Chevrolet Montana e para atuar da mesma forma, ficando ainda abaixo da Toro.
O conceito Fastback planeja substituir aqui o Fastback e também o Tipo na Turquia e Oriente Médio, sendo um carro focado na aerodinâmica, apoiado sempre por uma plataforma sustentável e multi-emprego.
No caso do SUV, ele é tido como um “Giga-Panda”, possivelmente para ocupar o lugar que um dia foi do Fiat 500X, bem como do Pulse. Por fim, o conceito Camper é, apesar do nome, uma ideia de SUV de sete lugares eficiente e barato.
Fiat Panda Concepts – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!